Casa Branca no dia de aniversário - 198 anos

foto (7)
IMG 6230

Por Folha da Jabuticaba
Chegou o dia do aniversário! E o que mais gostoso em dia de aniversário, do que “pular” da cama e começar a comemorar? Foi assim ontem, no dia 25. A cidade amanheceu se preparando para o desfile. Os que iam desfilar e os expectadores do desfile se prepararam e se dirigiram à Rua da Estação. Crianças e jovens, pais e avós, professores e aqueles que são levados pela real visão de patriotismo, como senhor Mané Ricardo aos 96 anos, orgulhosos de sua Terra, estavam em festa!

O desfile, cívico, foi aberto pela Polícia Militar, seguida do Tiro de Guerra, com sua fanfarra.

As escolas e instituições, saudaram a terra aniversariante tendo como tema a contribuição cultural que cada Estado de nosso imenso país, trouxe para o município de Casa Branca.

IMG 6513[1]
IMG 6254

Muita participação e muitas abordagens, houveram, então mencionaremos apenas para ilustrar, os temas abordados por algumas, como a Escola Barão de Casa Branca – Anglo, com o Estado do Rio de Janeiro, que mostrou entre outras, a influência das personalidades cariocas em nossas vidas: Tom Jobim com “Garota de Ipanema”, Machado de Assis com “Capitu”, Cazuza, Romário e Garrincha. O Colégio Cooperpro-Objetivo, vestindo as cores do Estado de São Paulo, nos mostrou a importância da Revolução Constitucionalista e da Escola Normal em nossa terra. O Colégio Superação –COC, nos lembrou das delícias da culinária gaúcha e da história da ginástica vinda do Estado do Rio Grande do Sul. A EE “Dr. Rubião Júnior” mostrou a todaos o que temos da Bahia, como a deliciosa cocada e dança de capoeira. A EE “Francisco Eugênio de Lima” vivenciou a pesca do Mato Grosso do Sul. O Departamento de Educação Municipal, com suas escolas, nos lembrou da influência mineira que tanto temos, já que encostadinhos nas Minas Gerais, como a música, a dança da Folia de Reis, a religiosidade, também os tropeiros, e nos brindou ainda com a rica fanfarra do CAIC, vestindo as cores de Minas. O Lar Irmão Roberto Giovanni e a Paróquia Nossa Senhora do Desterro; a EE “Prof. Acácio dos Santos Pelegrini”; a EE “Prof. Carlos Correa Mascaro”, a Crechelar e Paróquia Nossa Senhora dos Dores; O CCAA que agradecia a hospitalidade de nossa terra; O Centro Comunitário e a Terceira Idade; a “Ordem Demolay”; a Terceira Idade da ACCB e o Lar São Vicente de Paula; a Faculdade Interativa COC e a FACAB; a ETEC “Dr. Francisco Nogueira de Lima”; a EEPSG “Dr. Francisco Thomáz de Carvalho”; o Coral Municipal de Casa Branca; o Instituto Compartilhar- Bernardinho; a ACCB com seus núcleos de futebol, o Karatê do Suda; Gaioleiros; Comitiva da Festa da Jabuticaba em seus lindos cavalos; a APAE- EEE “Dona Cotinha de Souza Coelho”, que deu um show com sua fanfarra, mostrando ainda o Centro de Equoterapia e Escola de Equitação “Cabanha Batemarco”!

IMG 6472

Ainda, membros do grupo contrário às obras na boçoroca realizaram o  “Boçoroca Walk”, se integraram ao desfile, “sujos” da lama da boçoroca, passando como todos que desfilaram, em frente ao palanque armado onde se encontrava o Prefeito Municipal, Dr. Roberto Minchillo e o Presidente da Câmara, Dr. Antônio Sandoval.

Todos participantes brilharam, saudando lindamente a terra que os abriga, mas especialmente a EE  “Professor Vicente Paulo Zancheta”, que apesar de ser Casa Branca, percorreu alguns quilômetros para participar da festa, vinda da Distrito de Venda Branca; e também a “Fanfarra Lira Stela”, da EE “Stela Couvert Ribeiro”, que a convite da Escola Superação- COC e FACAB, veio de São José do Rio Pardo para saudar Casa Branca.

IMG 6458

A população recebeu também uma edição (única) alusiva ao aniversário de 198 anos, muito interessante e ilustrativa de sua história, com reprodução de notícias diversas dos vários jornais que circularam pelo município no último século, desde 1903; com criação e edição de Marcelo Gomes, com a colaboração de Luis Renato Thadeu Lima, responsável pelo Arquivo Público Municipal e Museu Histórico Alfredo e Afonso de Taunay. Edição produzida pela Prefeitura Municipal de Casa Branca.

Casa Branca terminou a comemoração, com Festa da Jabuticaba, sendo saudada por toda região.

Parabéns Casa Branca, agora com 198 anos! 










Comente!

© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012