Émile Coué: A Cura Através da Auto-Sugestão

imgres-2

Émile Coué nasceu em Troyes, França, no dia 26 de fevereiro de 1857, sendo do antigo estoque Breton nobre, foi um psicólogo e farmacêutico, que introduziu um método de psicoterapia, cura e auto-aperfeiçoamento, com base na auto-sugestão ou auto-hipnose. Ele é lembrado por sua fórmula para a cura pela auto-sugestão otimista. Seu ensino ficou famoso na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 1920.

 

Ele acreditava na “sugestão” (auto-hipnose). Ele notou que os remédios dados juntamente com a auto-sugestão positiva funcionavam melhores do que os remédios ingeridos sozinhos. Ele também era conhecido por afirmar que cada pessoa tinha a solução para o seu próprio problema, “Você tem em si mesmo o instrumento de tua cura."

 

O professor  Émile Coué, foi fundador, juntamente com Liebault e Bernheim da Escola de Nanci, na França, que foi o mais insigne centro divulgador da Hipnose nos Tempos modernos, é o pai da auto-hipnose.

Autor de alguns livros sobre o tema, dois deles, publicados em português, Émile Coué, propunha uma auto-hipnose genérica, extremamente simples e, por isso mesmo, muito popular.

Essa auto-hipnose consistia em, repetir ao acordar e antes de dormir, a seguinte frase:

     Todos os dias, sob todos os pontos de vista,  eu vou cada vez melhor !

        

Baixe aqui o livro O DOMÍNIO DE SI MESMO DE ÉMILE COUÉ


Segundo Coué, a mera repetição dessa frase, de maneira sistemática, ao acordar e antes de dormir, é suficiente para causar mudanças para melhor, na vida de quem a exercite.

Dentro dos princípios da hipnose clássica, sabemos que os momentos logo após o acordar ou instantes antes de adormecermos, denominada zona do crepúsculo (twilight zone), são os momentos em que nossa mente inconsciente está mais aflorada e portanto mais propensa a aceitar sugestões.

Evidentemente, a fórmula de Coué pode ser ligeiramente modificada, com fins mais específicos; por exemplo:

Todos os dias, sob todos os pontos de vista, minha saúde vai cada vez melhor.

clip image001[6]

Todos os dias sob todos os pontos de vista, meus recursos financeiros vão cada vez melhor.

Todos os dias, sob todos os pontos de vista, meus estudos vão cada vez melhor.

 

O  pensador francês Émile Coué, afirma em um dos seus livros, que "uma pessoa quando está numa briga íntima entre a imaginação e a razão, a imaginação sempre é a vencedora”. Ele apenas estava afirmando, que a imaginação domina nossas vidas. Tudo que eu imagino, eu posso vir a concretizar, e tudo o que eu imagino, é o que está cheio o meu coração. Aquilo que eu imagino, aquilo que me pego a pensar, e até elaboro, são os padrões que estão cristalizados e preciso fazer um esforço enorme, intenso, intermitente, senão não consigo me libertar dele. Estes padrões cristalizados são as paixões de nossas vidas.

 

Émile dizia que nunca curou ninguém, apenas ensinava as pessoas a se curar. Não há duvida de que as curas aconteceram - elas estão bem documentadas - mas o método Coué praticamente desapareceu desde a sua morte em 1926. Mas é um método simples. Todos podem aprender a praticá-lo. Sua essência está no Controle Mental.

Nele há dois princípios básicos:

1 - Só podemos pensar numa coisa de cada vez, e

2 - Quando nos concentramos num pensamento, esse pensamento se torna Autodomínio Através da Auto-Sugestão, verdade que nosso corpo transforma em ação.

 

Relaxamento

O relaxamento é uma técnica bastante antiga (já era praticada há mais de dois mil anos pelos iogues) para aliviar corpo e mente das tensões do dia a dia.

 

Émile Coué descobriu que não era necessário "hipnotizar" um paciente para induzi-lo a reagir desta ou daquela forma. Bastava "relaxar" o paciente e "fazer a sugestão", com voz firme e decidida, para obter o mesmo resultado.

 

Mais recentemente, o pesquisador búlgaro Georgi Lozanov também "recuperou" a velha técnica iogue de relaxamento para levar seus alunos ao "estado de vigília relaxada", ideal para a aprendizagem. A técnica desenvolvida por Lozanov foi denominada Sugestopedia e, de certa forma, segue o que Coué já havia descrito duzentos anos atrás. Cabe registrar que, através da Sugestopedia, os alunos de Lozanov conseguiam aprender uma língua estrangeira em apenas quatro ou cinco dias.

 

O princípio da auto-hipnose é bastante elementar e consiste basicamente na seguinte afirmação: "se você memoriza, você aprende; se você aprende, você reproduz; se você APRENDE BEM, é capaz de reproduzir AUTOMATICAMENTE".

 

Aprendemos melhor (e isto está cientificamente provado) quando estamos no "estado de vigília relaxada". Ocorre, entretanto, que o nosso processo de aprendizagem não se limita só a informações lógicas e concretas. Somos também capazes de aprender princípios éticos, morais, regras de conduta, novos hábitos etc. Tudo isto é aprendizagem e, portanto, todas estas "informações" podem ser conduzidas ao subconsciente da pessoa em estado de relaxamento.

 

Hoje em dia sabemos, através de pesquisas, que o ser humano é capaz de memorizar:

10% do que lê

20% do que ouve

30% do que vê

70% do que diz de si próprio

90% do que se faz (pratica)

 

Émile Coué, morreu no dia 02 julho de 1926 com 69 anos em Nancy, França.


Baixe AQUI o livro O DOMÍNIO DE SI MESMO DE ÉMILE COUÉ










© 2012 - Folha da Jabuticaba - Todos os direitos reservados - © Mac 2012